segunda-feira, 25 de junho de 2007

Aula 36 - Provãooooo

Feriasssssss... Hoje foi o ultimo provão... rumo ao 2º periodo...yessssssssssss

Ta aí o resumo da materia estudada.....

Criatividade
Criatividade não são apenas aquelas pessoas que tem alguma habilidade manual especial e sim pessoas inventivas que produz e da existência a algum produto que não existia anteriormente. Imaginar é uma forma de inventar ou criar um produto. Atividade criativa de um sujeito não é necessariamente um objeto palpável, mas pode ser uma idéia, uma imagem, uma teoria.
Medem a criatividade através do critério da abrangência de seus efeitos, quanto mais remexer nossas crenças estabelecidas, revolucionar nosso universo de saber, mas criativa será. Tudo que é criativo é novo, mas nem tudo que é novo é criativo. A inovação também é um meio de medir a criatividade. Criatividade é uma capacidade humana que não fica confinada no território das artes mas que também é necessária à ciência e a à vida em geral.
Dedicam-se a explorar as possibilidades, o que poderia ser, em vez de deter no que realmente é. Criar possibilidades novas, imaginar, deixando de lado o senso critico e o medo do ridículo. Pensamento divergente, mais respostas. Pensamento convergente, uma única resposta.
Inspiração, resultado de um processo de fusão de idéias efetuado no nosso subconsciente, fazendo uma espécie de jogo associativo entre os vários elementos. Desenvolver a criatividade é incentivar o uso da imaginação, do jogo, da interrogação constante, da receptividade a novidades e do desprendimento para ver o todo. Repressão por sua vez, não assumir riscos e ficar no terreno seguro da repetição do já conhecido.
A criatividade não é um dom que uns tem outros não, é uma capacidade que todos nos podemos desenvolver se nos dispusermos a praticar alguns tipos de comportamentos específicos.

Indústria Cultural
Cultura de massas = Industria Cultural
São fabricados de modo mais ou menos planejado, produtos talhados para o consumo de massas e este consumo é determinado em grande medida por estes próprios produtos. Industria Cultural é a integração deliberada, pelo alto, de seus consumidores. Promove uma união forçada das esferas de arte superior e arte inferior. Superior perde sua seriedade e a inferior perde a indomável força de oposição. Especula inegavelmente sobre o estado de consciência e de inconsciência de milhões de pessoas, massas não são elementos primários.
Ela não tem mais a necessidade de perseguir diretamente e em qualquer lugar o lucro para o qual nasceu, este interesse se objetivou na sua própria ideologia, as mercadorias culturais que devem ser engolidas em qualquer caso, podem também emancipar-se da obrigação de serem vendidas. O filme é o setor central da industria cultural sob muitos aspectos e um procedimento técnico.
A industria cultural consiste em serviços a terceiros e assenta a sua afinidade com o velho processo de circulação de capital, com o comercio, de que se origina. Sua ideologia toma de empréstimo da arte individualista e da sua exploração comercial., suas técnicas de distribuição e de reprodução mecânica, permanece sempre externa a própria coisa, técnica de produção de bens materiais.
A defesa da industria cultura diz que é aquele que glorifica seu espírito e que se pode chamar tranquilamente de ideológico. Não há pátria que sobrevivera a manipulação dos filmes que celebram e reduzem a genérico todo o inconfundível de que se alimentam.
O fato de que a industria cultural não se preocupe com isto, que vanglorie a ordem em abstrato, atesta somente a impotência e a falsidade das mensagens que transmite. Platão afirma que aquilo que é objetivamente em si falso, não pode ser subjetivamente bom e verdadeiro. O que a industria cultural trama é que não existem regras para uma vida feliz, nem uma nova arte que adote responsabilidade moral, mas antes exigências a adaptar-se aquilo que propicia vantagens aos mais potentes interesses.
A desconfiança inconsciente, como todos não tenhamos já acabado por aceitar o mundo tal como é preparado pela industria cultural. As dificuldades de nossa época deixariam de existir se as pessoas se decidissem simplesmente a fazer tudo aquilo que personalidades eminentes sugerem.
A industria cultural impede a formação do indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e se decidir conscientemente.

A teoria Critica

O método marxista de interpretação da historia é modificado por ferramentas emprestadas à filosofia da cultura, à ética, à psicossociologia e à psicologia do profundo. Desenvolver uma convergência entre a teoria européia e o empirismo americano. A pesquisa critica revitalize a pesquisa administrativa. Adorno recusa a dobrar-se à lista de questões propostas pelo financiador, impede a analise desse sistema, suas conseqüências culturais e sociológicas e seus pressupostos sociais econômicos. A existência de medir a cultura, vi que a cultura deveria precisamente ser essa condição que exclui uma mentalidade capaz de medi-la.
Adorno criticara o estatuto da musica, denunciando o que ela chama de felicidade fraudulenta da arte afirmativa. Afasta com desprezo todas as pretensões do Jazz a exprimir a libertação, segundo ele, sua função social primordial é reduzir a distancia entre o individuo alienado e a cultura afirmativa.
Nos anos 40 Adorno e Horkheimer criam o conceito da industria cultural, produção da cultura como mercadoria, uma cultura de massa feita de uma serie de objetos que trazem de maneira bem manifesta a marca da industria cultural. A racionalidade técnica é o caráter coercitivo da sociedade alienada. Sela a degradação do papel filosófico-existencial da cultura. Conjunção entre arte e tecnologia.
Novas formas da dominação política, sob a aparência de um mundo cada vez mais modelado pela tecnologia e pela ciência, manifesta-se a irracionalidade de um modelo de organização da sociedade que subjuga o individuo em vez de liberta-lo. Promove o acordo entre a coisa e sua função, entre realidade e aparência, essência e existência. O homem unidimensional, critica um mundo onde a instrumentalização das coisas torna-se a dos indivíduos.
O desenvolvimento das leis do mercado, sua instrução na esfera da produção cultural, põem no lugar dessa argumentação, desse principio de publicidade e dessa comunicação publica, formas de comunicação cada vez mais inspiradas em um modelo comercial de fabricação da opinião.

Economia Política

Nos anos 60, desequilíbrio dos fluxos de informação e produtos culturais entre os paises situados de um lado e de outro demarcatória do desenvolvimento.
Dependência Cultural, integração mundial e troca desigual.
O imperialismo cultural, o conjunto dos processos pelos quais uma sociedade é introduzida no sistema moderno mundial, e a maneira pela qual sua maneira dirigente é levada, por fascínio, pressão, força ou corrupção, a moldar as instituições sociais para que correspondam aos valores e estruturas do centro dominante do sistema, ou ainda para lhe servir de promotor dos mesmos.
A Unesco e a nova ordem mundial da comunicação.
As industrias culturais, a diversidade da mercadoria, de um setor industrial à sociedade global.

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